Notícias

FCB na Flórida: saiba como a viagem da equipe da Federação à Orlando e Miami pode mudar o basquete catarinense

07/02/2024 13:12

De 20 a 26 de janeiro, uma comitiva da Federação Catarinense de Basketball formada por seis pessoas, incluindo o presidente da Fábio Deschamps, foi a Flórida para uma imersão de basquete. A viagem de cinco dias em Orlando e um dia em Miami incluiu visitas técnicas às instalações de basquete universitário (na UCF), do basquete de ensino médio (na MontVerde Academy), reuniões com empresários e a ida três jogos da NBA, incluindo o Brazil Night, no dia 22 de fevereiro, partida entre Orlando Magic e Cleveland Cavaliers.

A viagem foi um resultado da parceria da Federação Catarinense de Basketball com a agência OUTBrazil. O objetivo foi conhecer de perto o basquete da região e buscar parcerias para futuras ações. Está foi a primeira ação de 2024 da Federação Catarinense de Basketball e também a primeira viagem do tipo na FCB, com o objetivo de que mais atletas, dirigentes e funcionários da FCB possam viver estas experiências nos próximos anos.

University of Central Florida


A UCF (University of Central Florida) é uma das 16 maiores equipes da NCAA, a liga universitária do basquete americano e faz parte da chamada Big 12 -- que passou por expansão recentemente, mas manteve o nome. Nesta visita, a comitiva da FCB foi recebida pelo técnico Robbie Laing, com mais de 40 anos de carreira no basquete americano e assistente do time principal da UCF, que tem entre seus atletas recentemente revelados, Tacko Fall, ex-Boston Celtics.

Com 11 atletas de nacionalidade fora dos Estados Unidos, a UCF tem um dos elencos mais internacionais da liga e busca sua força no basquete de países do mundo. O presidente da FCB, Fábio Deschamps, falou sobre as possíveis parcerias futuras, incluindo visitas técnicas às instalações do campus, e também fez que fez um convite formal ao coach Laing para uma vinda à Santa Catarina.

"Creio que temos grandes perspectivas de futuros negócios e um futuro brilhante para o nosso basquete. A gente tenta fazer o melhor para o futuro do basquete catarinense e agora queremos abrir portas também em Orlando para que possam, talvez, jogar aqui. É isso que buscamos, fazer o basquete crescer não só em Santa Catarina, mas no mundo todo", falou o presidente Fábio Deschamps.

 

MontVerde Academy

Já na faixa etária do ensino médio, principal público da FCB, a comitiva foi à MontVerde Academy, uma das 16 maiores equipes de basquetebol em nível de ensino médio dos Estados Unidos. A MVA é uma prepschool, ou seja, uma escola preparatória que visa a chegada de seus alunos às grandes universidades, por isso, programas esportivos são tão fortes lá.

Nesta visita, a comitiva da FCB foi recebida pelo técnico Kevin Boyle, coach com mais de 20 anos de carreira no basquete americano e um dos maiores desenvolvedores de talentos do nível pré-universitário. Por ele passaram jogadores como Joel Embiid, Ben Simmons, RJ Barrett, D'Angelo Russell, Scott Barnes, entre outros estabelecidos na NBA.
Estes citados foram todos draftados no Top 3 da NBA.

A próxima promessa do basquete universitário é Kooper Flagg, que atualmente é o melhor ranqueado do país entre os jogadores de ensino médio e está em MontVerde. Além dele, mais três companheiros de equipe estão entre os top 30 prospectos do país. No elenco também está o ala brasileiro Lucas Lima, atleta das seleções de base do país.

A MontVerde Academy possui diversos programas voltados para crianças e adolescentes, incluindo acampamentos e treinamentos intensivos. O presidente da FCB, Fábio Deschamps, falou sobre as possíveis parcerias futuras, incluindo visitas técnicas às instalações da MVA, em Orlando, e também um camp a ser realizado diretamente com o Coach Boyle nas intalações da MontVerde.

 

Reuniões com empresários

A comitiva catarinense também esteve com empresários brasileiros que vivem em Orlando para tratar de parcerias para intercâmbio de atletas. Um deles é o empresário Ricardo Martinez, um dos responsáveis pela Florida Cup de futebol e sócio proprietário da S2V Sports and Education (agência com mais de 18 anos no ramo de intercâmbio esportivo). A empresa tem o futebol como seu carro chefe, mas, a partir do contato com a FCB, surge a possibilidade de expandir horizontes também para o basquete. O ala brasileiro Lucas Lima (MontVerde), inclusive, foi agenciado pela S2V.

Outro importante contato também foi com o promotor do Brazil Night, Tiago Brito e também com um dos agente de esportes da UCF, Diego Theodoro, para tratar de parcerias e conhecer melhor os métodos de recrutamento da universidade. Com Brito, também foram analisadas as possibilidades de abrir portas para o basquete catarinense de base, de levar uma comitiva ao próximo Brazil Night e outros eventos, além da aproximação com a UCF.

Comitiva da FCB com Ricardo Villar, empresário responsável pela Floria Cup
Leandro Cremonese (OutBrazil) Maurício Camaroto (Coord. Arbitragem FCB), Fábio Deschamps (Pres. FCB), Ricardo Martinez (Empresário), Pollyana Menezes (Pres. LIBAVI), Lucas Inácio (coord. Comunicação FCB)


NBA e Brazil Night

Na NBA, a equipe da FCB assistiu a três jogos: Orlando Magic x Miami Heat (21/01, em Orlando); Miami Heat x Boston Celtics (25/01, em Miami); e Orlando Magic x Cleveland Cavaliers (22/01), o jogo do Brasil Night. Neste último, a delegação da FCB pode ver o aquecimento dos jogadores próximos à quadra, acompanhar como é estar em um camarote da NBA e conhecer de perto a estrutura de eventos da maior liga de basquete do mundo, tal qual acompanhar o show da cantora Cláudia Leitte da quadra.

O presidente da FCB, Fábio Deschamps, falou sobre os objetivos desta parte da viagem, a qual pudemos conhecer a estrutura do basquete americano neste jogo, acompanhando o evento desde o aquecimento dos times. Na prévia, a equipe da FCB teve um encontro brasileiro Tiago Brito, promotor do Brazil Night e empresário, o qual falou sobre os bastidores da organização deste evento.

Ao longo de toda a viagem, pela parte da OUTBrazil, estiveram Leandro e Rosimeri Cremonese, donos e sócios da Agência. Pela Federação, além do presidente Fábio e sua esposa, Rafaella Deschamps, fizeram parte do grupo o coordenador de Arbitragem da FCB, Maurício Camaroto; a presidente da LIBAVI, Pollyana Menezes; o coordenador de Comunicação da FCB, Lucas Inácio, e Júlia Carneiro, filha do vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro.

 
Comitiva FCB e OutBrazil antes do Brazil Night, na NBA, dia 22 de janeiro (Foto: Divulgação FCB)