Notícias

Um árbitro e três oficiais de mesa representam arbitragem catarinense no Pré-Olímpico Mundial

07/02/2024 15:04

Vai começar a caminhada das seleções femininas em busca das vagas no basquete para as Olimpíadas de Paris 2024. O Pré-Olímpico será disputado em em quatro torneios mundiais e a arbitragem catarinense estará representada na China e no Brasil. As competições começam nesta Quinta-feira (8) e vão até dia 11 e o basquete catarinense vai estar representado na arbitragem, com Alan Tiago dos Santos e na na arbitragem, com, Andrea de Jesus (Liga Metropolitana), Kelly Schutz (Liga Metropolitana) e Neusa Nicolak (Liga Norte).

O árbitro catarinense Alan Tiago dos Santos está entre os oficiais que atuam na sede de Xian (China), onde estão China, França, Nova Zelândia e Porto Rico. Como a França já está classificada por ser o país sede, este grupo classifica dois times.

Alan Tiago dos Santos segue mais um passo de sua carreira internacional. O catarinense atuou no Mundial Sub-19 Feminino na última temporada, sendo o árbitro da grande decisão da competição. Além disso, teve diversas atuações no pré-Mundial masculino ao longo de 2022 e 2023.

Já na competição disputada em Belém (PA), estão as três oficiais de mesa internacionais que, em 2022, atuaram no jogo Brasil e México (eliminatórias da Copa do Mundo, em Jarauguá do Sul) e também na AmeriCup, disputada em Recife. A etapa brasileira do Pré-Olímpico, no formato de quadrangular, tem Brasil, Alemanha, Sérvia e Austrália. As três melhores seleções do grupo se classificam.

A competição vai até dia 11. Santa Catarina também está representada no elenco brasileiro com o assistente técnico João Camargo Neto (benemérito da FCB) e ex-atletas. Dez vagas estão em disputa no total dos quatro pré-olímpicos.


Texto: Lucas Inácio / FCB