
O Catarinense Sub-15 Feminino contou com a participação de 12 equipes de todo o estado, com um total de 169 atletas. As cidades representadas são Balneário Piçarras, Blumenau, Campos Novos, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xaxim.
Ao todo, serão 114 jogos disputados nas três fases de competição. Na primeira fase, classificatória, as equipes foram divididas em três chaves de quatro grupos. As equipes de cada grupo puderam escolher sua fórmula de disputa e as Chaves A e C optaram por turno e returno. Já o grupo B optou por quatro quadrangulares, um em cada sede. Com isso, os números de partidas disputadas por cada time foi diferente.
Na semifinal, avançaram os dois melhores índices de cada grupo da fase classificatória. A disputa foi feita em triangulares, com duas chaves de três times. Cada time enfrentou uma vez os adversários da própria chave e avançaram os dois melhores colocados de cada chave.
Com isso, as equipes que chegam para a final têm números de jogos diferentes. A S.R Mampituba / SATC / FME Criciúma defende o título e está invicta com oito vitórias. Quem também não perdeu na competição é a AJAB / SECEL, que tem 14 vitórias. Ainda, a ACAMB / Basquete Campos Novos tem 7 vitórias e 1 derrota. Fechando o quadrangular, a ASBB / FMD São Bento do Sul tem 7 vitórias e 7 derrotas.
O Campeonato Catarinense Sub-15 Feminino 2023 é uma realização da Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.
Texto: Gabriela De Toni / FCB